Linha SOMOS TODOS DIGITAIS

Agora já existe uma linha de telefone gratuita 800 100 555 para aqueles que precisam de apoio na utilização das principais plataformas de comunicação: Facebook, Instagram, Messenger, Whatsapp e Skype.

Utilize entre as 12h00 e as 20h00!

A Linha Somos Todos Digitais” é uma iniciativa do programa INCoDe.2030 que reúne esforços de diversas entidades nacionais para ajudar a população portuguesa com menos competências digitais para melhor lidarem com a situação de isolamento social em que uma maioria da população se encontra. Num tempo em que a gravidade da situação da Covid-19 impõe constrangimentos sociais e profissionais, as alterações na vida de todos são enormes. Uma parte significativa da população tem utilizado, de forma crescente diferentes soluções de tecnologias digitais com diferentes fins, nomeadamente para atenuar a sensação de isolamento. No entanto, há ainda um número significativo de pessoas em Portugal que, por não terem tido oportunidade de adquirir competências digitais básicas, estão mais arredados daqueles recursos. É para estes que o projeto “Somos Todos Digitais” disponibiliza uma linha de telefone gratuita 800 100 555. Um veículo através do qual as pessoas poderão solicitar ajuda junto de equipas de mentores voluntários recrutados nas instituições de ensino superior.

O principal objetivo é contribuir para promover uma maior interação com a família e amigos, ajudando as pessoas a adquirirem algumas competências básicas que lhes permitam diminuir um pouco os efeitos do isolamento a que estão sujeitos. Para este efeito, a INCoDe.2030 conta com o apoio da operadora NOS para a execução da linha de apoio, coordenada pelo Digital Transformation Colab (DTx), em articulação com a Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., através da sua Unidade de Computação Científica Nacional (FCT/FCCN). Os voluntários provêm, nesta fase de arranque do projeto, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), contando com cerca de 30 estudantes, coordenados por 15 docentes.