Montra Digital

Uma amostra das soluções tecnológicas desenvolvidas pelos jovens que participaram tanto no Apps for Good como no Centro de Cidadania Digital e que percorrem todas as edições.

Será possível conhecer aplicações inovadoras que facilitam o nosso dia-a-dia até protótipos que desafiam alguns limites do que é possível.

Todas elas são propostas de soluções para melhorarem o mundo em que vivemos.

Apps for Good

10ª Edição

HealthCare Support Center
Escola Secundária de Tondela

A solução implementa um sensor que deteta a humidade na cama e envia uma notificação em tempo real para a enfermeira. Caso não seja vista, o paciente pode chamar a enfermeira manualmente. A solução previne úlceras de pressão e ajusta automaticamente o AC quando a temperatura atinge 30 graus.

🏆 1º Prémio Secundário | Fundação Galp

Reagir
Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico

A app ReAgir permite aos reformados mostrar as suas habilidades e conviver com jovens ou outros reformados. Podem propor atividades e workshops, consultar o calendário e inscrever-se. Todas as inscrições são validadas por entidades locais para evitar abusos. A formação no uso de novas tecnologias garante que ninguém fica de fora.

🏆 1º Prémio Básico | Synopsys

Consola 4Live
Escola Secundária Nuno Álvares, Castelo Branco

A solução integra quizzes de várias plataformas online, permitindo aos utilizadores aceder a opções adaptadas às suas preferências e necessidades. Isto oferece uma experiência personalizada, permitindo testar conhecimentos e desenvolver habilidades específicas.

🏆 2º Prémio Secundário | Direção-Geral da Educação

PATUDOS do SOS
Escola Secundária de Nelas

A aplicação dá a conhecer os animais da SOS Animais de Nelas e promove a sua adoção. Permite ver os animais, conhecer as suas histórias e adotá-los. É ainda possível fazer donativos, inscrever-se como voluntário(a) e saber mais sobre a experiência de voluntariado na SOS Animais de Nelas.

🏆 2º Prémio Básico | APPI (Associação Professores de Inglês) e APM (Associação Professores de Matemática)

CAREFALL
Escola Secundária de Nelas

A CAREFALL oferece uma solução completa para monitorização em tempo real de idosos. O sistema inclui sensores com acelerómetros que registam movimentos, enviando um alerta imediato para familiares (via SMS) ou profissionais de saúde (com alerta sonoro) em caso de queda, permitindo uma resposta rápida.

🏆 3º Prémio Secundário | Câmara Municipal de Lisboa

Myosótis
Escola Básica de Aver-o-Mar

O sistema inteligente de alerta é projetado para evitar esquecimentos de crianças ou animais em veículos. Com sensores avançados e conectividade móvel, garante segurança e tranquilidade aos utilizadores. Ao trancar o veículo, o sistema inicia uma contagem de 120 segundos antes de ativar o alerta.

🏆 3º Prémio Básico | Câmara Municipal da Maia

Semáforo de Poluição
Escola Secundária Infante D. Henrique, Porto

O projeto visa construir um protótipo com sensores de baixo custo para medir poluentes atmosféricos e sonoros no exterior. A qualidade do ar é indicada localmente por luzes (semáforo). Os dados são enviados para uma plataforma IoT, permitindo o processamento e visualização dos níveis de poluição numa app.

🏆 Prémio Electronics for All | Synopsys

Razi
Escola Secundária da Maia

O projeto visa criar um protótipo que mede parâmetros físico-químicos de massas de água e envia os dados para uma app móvel. Alimentado por um painel solar, o protótipo é energeticamente independente. Com semelhanças anatómicas com a rã verde (Rana perezi), integra-se no habitat a ser estudado.

🏆 Prémio Climate & Energy | Galp

Park Everywhere
Escola Secundária de Gafanha da Nazaré, Ílhavo

A solução Park Everywhere simplifica a procura de estacionamento. Com GPS, encontra facilmente o lugar mais próximo e transmite informações sobre vagas em tempo real via MQTT. Integra pontos de carregamento para veículos elétricos e detalhes sobre comodidades nas proximidades, tornando o estacionamento mais simples e acessível.

🏆 Prémio Vencedor 2.0 | SRS Legal

Brainy School
Escola Básica 2º e 3º Ciclo Dr. Horácio Bento Gouveia

A app Brainy School mostra as datas de avaliação e o mapa da escola com os diversos serviços e edifícios. Permite reservar almoços, produtos no bar, mesas, livros e computadores na biblioteca, além de enviar documentos para impressão. A app também possibilita a inscrição em clubes, projetos e atividades, e o pagamento de todos os serviços adquiridos.

🏆 Prémio do Público | REN

Raquel Bettencourt | ReAgir
Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico

Cocriadora da solução Reagir proporciona aos reformados a oportunidade de mostrar as suas habilidades e conviver com jovens ou outros reformados. Podem propor atividades e workshops na plataforma, consultar o calendário e inscrever-se. Todas as inscrições são validadas por entidades locais para evitar abusos. A formação no uso das novas tecnologias garante que ninguém fique de fora.

🏆 Prémio Jovem Aluna | .PT

HealthCare Support Center
Escola Secundária de Tondela

A solução implementa um sensor que deteta a humidade na cama e envia uma notificação em tempo real para a enfermeira. Caso não seja vista, o paciente pode chamar a enfermeira manualmente. A solução previne úlceras de pressão e ajusta automaticamente o AC quando a temperatura atinge 30 graus.

🏆 Prémio Tecnológico | Microsoft

Consola 4Live
Escola Secundária Nuno Álvares, Castelo Branco

A solução integra quizzes de várias plataformas online, permitindo aos utilizadores aceder a opções adaptadas às suas preferências e necessidades. Isto oferece uma experiência personalizada, permitindo testar conhecimentos e desenvolver habilidades específicas.

🏆 Melhor App em Estabelecimento Prisional | DGRSP (Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais)

Crescemos juntas
Escola Portuguesa de Moçambique – CELP (EPM-CELP)

A equipa abordou a gravidez precoce em Moçambique, onde mais de 40% das jovens têm filhos antes dos 18 anos. Propõe-se tornar os métodos contracetivos mais acessíveis e criar um protocolo com escolas para esclarecer sobre saúde sexual e reprodutiva.

🏆 Melhor App das Comunidades Portuguesas no Estrangeiro | DGAE (Direção-Geral da Administração Escolar)

9ª Edição

Genius – Fralda Inteligente
Escola Secundária de Nelas

Uma solução que se baseia na criação de uma fralda inteligente para pessoas acamadas, de forma a melhorar a qualidade de vida e conforto do paciente, com monitorização e medição contínua dos níveis de humidade/ph/temperatura, detetando quando a fralda necessita de ser trocada.

🏆 1º Prémio Secundário | Galp

4AIUobs
Escola Secundária de São Lourenço, Ermesinde, Valongo

Uma solução que pretende ser muito mais do que apenas um mero motor de busca de oferta e procura, mas também um ponto de sensibilização e informação acerca das vantagens para empregadores em recrutar pessoas com deficiências ou limitações.

🏆 1º Prémio Básico | Direção Geral da Educação

COME in Guide
Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, Santarém

App de apoio a imigrantes para procedimentos de caráter funcional, no território nacional, com acesso a serviços, núcleos por nacionalidade e Banco de Horas.

🏆 2º Prémio Secundário | Synopsys

Snap Work
Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico

Uma app que pretende facilitar a contratação temporária de pessoas para serviços de hotelaria e turismo, de forma a responder ao crescimento turístico na ilha do Pico.

🏆 2º Prémio Básico | SRS Legal

Orgs Connected
Escola Secundária Amato Lusitano, Castelo Branco

A Conpact é uma ideia que visa beneficiar as associações dos Municípios oferecendo uma plataforma intermediária que permite facilitar a gestão e a partilha de recursos entre elas.

🏆 3º Prémio Secundário | APM (Associação Professores de Matemática)

Match2Learn
Escola Secundária Fernando Namora, Amadora

A app Match 2 Learn consiste num programa mentor-mentorando, em que alunos da mesma ou de outras turmas se oferecem para ajudar outros alunos.

🏆 3º Prémio Básico | APPI (Associação Professores de Inglês)

Pix BomBom
EB 1,2,3/S Cardeal Costa Nunes – Sede UO (2.0)

Uma App que de forma inovadora vende bombons originais, diverte os clientes com alguns jogos educativos sobre os benefícios da laranja e das ervas aromáticas e inclui também a possibilidade dos clientes receberem vouchers para viajar destino Açores.

🏆 Prémio Vencedor 2.0 | Área Metropolitana do Porto

Rodas Controladas
Escola Básica Júlio Brandão, Vila Nova de Famalicão

Através de funcionalidades de navegação, de registo de pontos de acessibilidade ou de difícil acesso, esta solução volta-se para os que enfrentam limitações motoras, onde é fornecida ajuda em tarefas básicas da vida e onde é permitida uma deslocação em segurança.

🏆 Prémio do Público | REN

Leonor Lázaro | Take Care of Me
Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Valadares, Vila Nova de Gaia

Co-criadora da solução Take Care of Me, baseada num jogo multiplayer que simula a realidade, em que o cuidador adota uma criança (virtual). É possível assim a angariação de fundos para ajudar instituições e organizações sem fins lucrativos que apoiem a educação e o desenvolvimento e bem-estar de uma criança (real).

🏆 Prémio Jovem Aluna | .PT

Andreia Ramos | Take Care of Me
Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Valadares, Vila Nova de Gaia

Co-criadora da solução Take Care of Me, baseada num jogo multiplayer que simula a realidade, em que o cuidador adota uma criança (virtual). É possível assim a angariação de fundos para ajudar instituições e organizações sem fins lucrativos que apoiem a educação e o desenvolvimento e bem-estar de uma criança (real).

🏆 Prémio Digital Young Women | Synopsys

Orgs Connected
Escola Secundária Amato Lusitano, Castelo Branco

A Conpact é uma ideia que visa beneficiar as associações dos Municípios oferecendo uma plataforma intermediária que permite facilitar a gestão e a partilha de recursos entre elas.

🏆 Prémio Tecnológico | Microsoft

PowerPool
Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda.

Esta app com uma interface intuitiva e fácil de usar, os utilizadores de viatura elétricas terão acesso à localização de pontos de carregamento, oferecidos por particulares, perto do local onde se encontram.

🏆 Prémio Climate & Energy | GALP

Caudalímetro Inteligente
Escola Secundária Infante D. Henrique, Porto

O dispositivo funciona como elemento persuasivo para consumos de água domésticos prolongados ou para detetar fugas de água.

🏆 Prémio Cooler Planet | BNP Paribas

8ª Edição

+PorSi
Escola Secundária de Sacavém

Uma solução para melhorar e promover a comunicação entre cidadãos e a Junta de Freguesia de Sacavém e Prior-Velho.

🏆 1ª Melhor App – Secundário | Galp

Collect Oil
Escola Básica Dr. Francisco Sanches, Braga

Uma solução para promover e motivar a população a reciclar o óleo utilizado!

🏆 1ª Melhor App – Básico | Direção-Geral da Educação

EP+
Escola Secundária Homem Cristo, Aveiro

Uma solução para melhorar os procedimentos interno num Estabelecimento Prisional.

🏆 2ª Melhor App – Secundário | Synopsys

Recycle Go Give Now
Escola Básica da Maia

Uma solução para encontrar contentores para reciclar materiais específicos e para saber onde doar artigos que já não se utilizam.

🏆 2ª Melhor App – Básico | SRS Advogados

SmartShower
Escola Secundária da Maia

Uma solução para diminuir o desperdício de água nos momentos iniciais do banho.

🏆 3ª Melhor App – Secundário | APM

School Care Students (SCS)
Escola Básica Dr. Francisco Sanches, Braga

Uma solução para troca de bens essenciais entre todos os alunos da escola.

🏆 3ª Melhor App – Básico | APPI

SmartShower
Escola Secundária da Maia

Uma solução para diminuir o desperdício de água nos momentos iniciais do banho.

🏆 Prémio Tecnológico | Microsoft

Carolina Vale
Escola Secundária de Molelos, Tondela

Criadora da solução For Disability para que pessoas com deficiência e cuidadores tenham acesso a mais informação sobre um conjunto de deficiências.

🏆 Prémio Jovem Aluna.PT | .PT

Francisca Rodrigues
Escola Secundária D. Maria II, Braga

Criadora da solução LP&G para tornar a Língua Portuguesa e Língua Gestual Portuguesa mais interativa e lúdica.

🏆 Prémio Young Digital Women | Synopsys

Bus Stop
EB 2/3 Dr. Eduardo Brazão de Castro

Uma solução para centralizar a gestão de utilização da rede de transportes públicos no Funchal.

🏆 Prémio Público | REN

Collect Oil
Escola Básica Dr. Francisco Sanches, Braga

Uma solução para promover e motivar a população a reciclar o óleo utilizado!

🏆 Prémio Cooler Planet | BNP Paribas

EcoBox
Escola Secundária de Vila Verde

Uma solução que propõe reduzir os gastos de papel e tinta consequentes da impressão de talões.

🏆 Prémio Climate&Energy | Galp

7ª Edição

RestaurArte
Escola Secundária Paços de Ferreira (E.P do Vale do Sousa).

O restauro de móveis é utilizado para valorizar financeiramente uma peça antiga e/ou para adaptar um móvel para a realização de uma nova função. Assim, a utilização da app servirá como alavanca para o restauro de móveis e, por isso, contribuirá a diminuição do consumo de recursos, preservando o meio ambiente, e contribuindo para a o incremento da economia circular.

🏆 1ª Melhor App – Secundário | Galp

MyOwn
Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Vila Nova de Famalicão

Na nossa escola todos os anos os alunos perdem peças de roupa e outros objetos, que ficam guardados na sala de perdidos e achados sem serem reclamados. Para resolvermos este problema criamos a solução MyOwn. Esta solução conta com uma aplicação nativa para telemóveis Android e uma etiqueta personalizada. Através da aplicação, e fazendo o scanner da etiqueta, é possível identificar com rapidez e fiabilidade o dono das peças de roupa e os objetos perdidos.

🏆 1ª Melhor App – Básico | Direção Geral de Educação.

UniAccess
Escola Secundária da Quinta do Marquês, Oeiras

É muito difícil para os estudantes do ensino secundário encontrar informações sobre os cursos superiores e as candidaturas, já que estas estão dispersas. Assim decidimos criar uma app que reunisse a grande maioria das informações disponíveis sobre a escolha da universidade, tendo como elementos diferenciadores a localização, o valor das propinas e o ser pública ou privada, calcule a média do aluno e compare-a com o curso, e ajude na escolha deste, com recurso a um questionário psicotécnico.

🏆 2ª Melhor App – Secundário | SRS Advogados

EcoBenefit
Escola Básica Irmãos Passos, Guifões, Matosinhos

Esta ideia é dirigida à recolha de resíduos , com o objetivo de reduzir o impacto da poluição. Pretende aliar a consciência ecológica dos cidadão a um movimento desafiante/divertido, assim como envolver empresas que têm preocupações ambientais.

🏆 2ª Melhor App – Básico | Synopsys

SafeShop
Escola de Novas Tecnologias dos Açores

A nossa aplicação insere-se num sistema de gestão do acesso a espaços comerciais. Com a nossa aplicação as pessoas sabem, através de um sistema de semáforo, se um espaço comercial está lotado ou se podem dirigir-se para fazer as suas compras. Com a app SafeShop e usando as coordenadas do smartphone é possível ter acesso à informação das lotação das lojas que e outras informações. Esta é uma proposta para melhorar a gestão de tempo das pessoas e aumentar a sensação de segurança.

🏆 3ª Melhor App – Secundário | APPI

4Planet
Escola Secundária Camilo Castelo Branco

A maioria dos cidadãos não conhece a sua pegada ecológica, ou seja, o impacto que causam no Planeta. Partindo deste pressuposto, o nosso público alvo são jovens dos 10-15anos, pois serão a geração futura e nela está a esperança do nosso planeta. Pretendemos que todos os utilizadores sejam desafiados a reduzir a sua pegada ecológica, adotando comportamentos sustentáveis. O nosso ingrediente secreto é a capacidade de desafiar os amigos/vizinhos…a cumprirem desafios que vão salvar o Planeta!

🏆 3ª Melhor App – Básico | APM

GreenTasks
Escola Básica N.1 Saboia

Esta app permite cuidar virtualmente de uma planta que cresce à medida que vamos cumprindo tarefas, sugeridas pela pp, como p.e. reciclar, plantar árvores, limpar a floresta. Vamos ganhando pontos que poderão ser utilizados para aceder a produtos virtuais necessários ao desenvolvimento da planta. À medida que ganhamos pontos, subimos de nível e ganhamos recompensas. Provamos que realizamos tarefa, submetendo fotos. Recebemos notificações diárias para não esquecer de cuidar da nossa planta.

🏆 Prémio Future Up | Galp

Movel4You
Escola Secundário de Paços de Ferreira (E.P do Vale do Sousa)

Esta app nativa é uma plataforma agregadora de fornecedores/vendedores de mobiliário, socialmente e ecologicamente sustentável. Esta app contribuirá para a inversão do paradigma da compra online de mobiliário nos tradicionais motores de busca, uma vez que o utilizador, de uma forma rápida, segura e simples, encontrará o móvel que deseja adquirir, sem ter de despender muito tempo. Movel4You vai ao encontro das necessidades do cliente que, cada vez mais, opta pela compra de móveis online.

🏆 Prémio Cooler Planet | BNP Paribas

Evina Pimenta
Colégio Senhor dos Milagres

A aplicação 11Fontes, mais do que resolver o problema do hábito recorrente de comprar garrafas e garrafões de água de plástico, pretende ser a aplicação do concelho de Leiria que dá a solução eficaz de encontrarmos a fonte de água potável mais próxima. Além de podermos saber se estamos perto de uma fonte, com a 11Fontes, sabemos em tempo real a ocupação da fonte e ainda a possibilidade de fazer a marcação para a data mais conveniente. Volta a encher a tua garrafa gratuitamente!

🏆 Prémio Jovem Aluna.PT | .PT

AquaSaver
Escola secundária da Maia

A AquaSaver App programa um alarme que é emitido quando é ultrapassada a quantidade de água e o tempo considerado necessário para um banho. Pretende melhorar as condições de vida da população que sofre diariamente com as dificuldades da escassez de água e da desigualdade na distribuição da mesma. O ingrediente secreto é poder visualizar os gastos de água no nosso telemóvel, podendo analisá-los, o que permitirá um maior controlo dos mesmos e contribuir para a redução do valor das contas da água.

🏆 Prémio Tecnológico | Microsoft

UpCM
Colégio Militar

Esta aplicação sem fins lucrativos, tem como objetivo facilitar a troca, venda e doação de fardas Colegiais. A aplicação também permite a troca de mensagens o que facilita a comunicação entre os utilizadores assim determinando um local e uma forma de fazer negócio.

🏆 Prémio Público | REN

6ª Edição

SandSpace
Agrupamento Escolas Dr. Serafim Leite.

Desenvolvemos uma aplicação que permite às pessoas ver a ocupação da praia. Com base nos princípios do Citizen Science, permite que os utilizadores sejam ativos na criação dos conteúdos, sendo eles que definem o nível de ocupação. Pode ser visualizado um gráfico com a frequência das respostas relativamente ao nível de ocupação. Ainda pode ter acesso à temperatura e à velocidade do vento na praia selecionada.

🏆 1ª Melhor App – Secundário | Galp

Plastic Free World
Escola Básica e Secundária do Levante da Maia

A aplicação Plastic Free World disponibiliza a todos os utilizadores dicas simples e práticas para a redução do plástico no quotidiano e ainda disponibiliza sugestões de produtos sustentáveis a adquirir. Salienta-se que toda a informação é organizada de acordo com as divisões da casa, de modo a facilitar a sua rápida e eficaz consulta.

🏆 1ª Melhor App – Básico | Fundação Stavros Niarchos

Faster
Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro.

Ao utilizar a nossa app os nossos clientes, podem requerer um serviço que entrega rapidamente encomendas de pequenas e médias dimensões sem ter de preencher ou se deslocar a qualquer lado. O envio de encomendas é feito por estafetas associados à plataforma, para a morada de utilizadores registados ou posição atual do destinatário.

🏆 2ª Melhor App – Secundário

PooPet
Agrupamento Escolas Dr. Francisco Sanches

A aplicação tem por objetivo eliminar o problema dos dejetos dos animais através de pontos de recolha, contentores PooPet, onde serão recolhidos os dejetos inseridos previamente em invólucros/sacos contendo códigos de barras. Para dinamizar e incentivar este processo a aplicação tem um sistema de pontos que permite beneficiar economicamente o utilizador.

🏆 2ª Melhor App – Básico | Synopsys

Auxilium
Escola Secundária Tomás Cabreira.

A nossa app visa prestar auxílio a indivíduos presos em vícios, como o alcoolismo e a toxicodependência. Pretende fornecer um acompanhamento personalizado ao utilizador, e permitir que este se sinta motivado ao abandono do vício, através de historiais, estatísticas, testemunhos, vídeos motivacionais, metas e conquistas, entre muitas outras funcionalidades a adicionar.

🏆 3ª Melhor App

Cartão Escolar Digital
Escola Básica 2/3 Piscinas – Olivais.

A nossa app visa prestar auxílio a indivíduos presos em vícios, como o alcoolismo e a toxicodependência. Pretende fornecer um acompanhamento personalizado ao utilizador, e permitir que este se sinta motivado ao abandono do vício, através de historiais, estatísticas, testemunhos, vídeos motivacionais, metas e conquistas, entre muitas outras funcionalidades a adicionar.

🏆 3ª Melhor App – Básico | Fundação Altice

BOW (Based on Water)
Escola Secundária de Gondomar

O nosso projeto está assente na construção de uma aplicação e de um dispositivo eletrónico programável por smartphone que permite regular/limitar o consumo diário de água num chuveiro e, por inerência, reduzir o consumo de energia. Deste modo, estaremos a dar um contributo para modificar padrões de consumo que consequentemente possibilitarão um desenvolvimento mais sustentável das comunidades e da sociedade.

🏆 Prémio Future Up | Galp

ReAPP
Agrupamento de Escolas de Sátão

O foco da app Reapp não só permitir que as pessoas possam “livrar-se” dos itens de que já não precisam, mas também promover um espírito ecológico de reutilização. Aos nossos olhos a mais-valia da nossa App é o ReuseProgram, uma “plataforma” única que permite aos utilizadores “doarem” itens de que já não precisam para que outros lhe possam dar uma nova vida e inclui informações sobre lojas solidárias.

🏆 Prémio Cooler Planet | BNP Paribas

Iris Ferreira
Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches

A aplicação tem por objetivo eliminar o problema dos dejetos dos animais através de pontos de recolha, contentores PooPet, onde serão recolhidos os dejetos inseridos previamente em invólucros/sacos contendo códigos de barras. Para dinamizar e incentivar este processo a aplicação tem um sistema de pontos que permite beneficiar economicamente o utilizador.

🏆 Prémio Jovem Aluna.PT | .PT

SandSpace
Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite

Desenvolvemos uma aplicação que permite às pessoas ver a ocupação da praia. Com base nos princípios do Citizen Science, permite que os utilizadores sejam ativos na criação dos conteúdos, sendo eles que definem o nível de ocupação. Pode ser visualizado um gráfico com a frequência das respostas relativamente ao nível de ocupação. Ainda pode ter acesso à temperatura e à velocidade do vento na praia selecionada.

🏆 Prémio Tecnológico

Plastic Free World
Escola Básica e Secundária do Levante da Maia

Desenvolvemos uma aplicação que permite às pessoas ver a ocupação da praia. Com base nos princípios do Citizen Science, permite que os utilizadores sejam ativos na criação dos conteúdos, sendo eles que definem o nível de ocupação. Pode ser visualizado um gráfico com a frequência das respostas relativamente ao nível de ocupação. Ainda pode ter acesso à temperatura e à velocidade do vento na praia selecionada.

🏆 Prémio Público | REN

5ª Edição

Color You
Instituto dos Pupilos do Exército

Esta app pretende integrar a pessoa daltónica e facilitar o seu quotidiano, divulgando o alfabeto das cores desenvolvido pela ColorADD. Para além disto, também irá permitir a identificação de uma cor a partir de uma foto (valores de RGB, CMYC e hexadecimal) para reprodução futura, informações sobre os vários tipos de daltonismo, testes de despiste e ainda a introdução de um conjunto de curiosidades ligadas à forma como os daltónicos vêem e interagem com o mundo.

🏆 1ª Melhor App – Secundário | Galp

Must Be Green
Escola Básica e Secundária do Levante da Maia

Uma aplicação para telemóvel que pretende ajudar a encontrar empresas para limpar os terrenos (introduzindo a localização – código postal e/ou distrito), onde pode comunicar com os responsáveis – via chat – e pedir orçamentos. Prémio patrocinado pela Fundação Stavros.

🏆 1ª Melhor App – Básico | Fundação Stavros

Coursly
Agrupamento de Escolas de Padrão da Légua

COURSLY é uma aplicação móvel para os alunos do ensino secundário que não conseguem escolher o curso superior mais adequado para si. Esta solução tem simuladores de médias e testes vocacionais, que orientam melhor os alunos para escolhas mais conscientes e informadas.

🏆 2ª Melhor App – Secundário | SYNOPSYS

Rescue Pets
Agrupamento de Escolas de Saboia

RescuePets é uma plataforma móvel e web para proporcionar ao público em geral um modo prático de intervirem em situações de abandono de animais.

🏆 2ª Melhor App – Básico | Fundação Calouste Gulbenkian

Polumap
Escola Secundária Serafim Leite

POLUMAP pretende ser uma app móvel e um sítio web para que TODOS, em tempo real, identifiquem os locais onde existe poluição (desde a fluvial até às lixeiras a céu aberto) e, consequentemente, uma atuação sobre a identificação dos pontos de poluição.

🏆 3ª Melhor App – Secundário | Direção-Geral da Educação

Only Heal
Escola Básica e Secundária do Levante da Maia

A onlyHEAL é uma plataforma digital que estabelece a ligação entre utentes e farmacêuticos (telefonema, chat e/ou sms) e um reservatório para os planos de toma de medicamentos do utente, podendo este partilhar as suas prescrições médicas com os farmacêuticos.

🏆 3ª Melhor App – Básico | Apps for Good UK

SOS Adolescência
Externato da Apresentação de Maria

Com SOS Adolescência o utilizador receberá no imediato dicas e soluções para ajudar adolescentes com problemas sociais – especificamente de bullying – ou outros.

🏆 Prémio do Público | REN

Invasoras CV
Escola Secundária D. Dinis

InvasorasCV é um jogo para combater as plantas invasoras, corte, descasque e arranque. Atualmente, as espécies invasoras são consideradas uma das principais ameaças à biodiversidade a nível mundial. Com este jogo, será possível dar dados sobre a fenologia de uma lista de espécies de plantas invasoras e, com isso, informar e sensibilizar os cidadãos para esta problemática e, assim, diminuir os problemas que estas espécies causam.

🏆 Prémio Cooler Planet | BNP Paribas

AEEG Alugin
Escola Secundária de Sacavém

Com a app AEEG Alugin será possível alugar ou alterar online as datas de aluguer dos gimnodesportivos do Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro, evitando que este processo seja feito presencialmente e tornando esta informação disponível em tempo real a todos os utilizadores dos campos.

🏆 Prémio Tecnológico | Fujitsu

Rita Polido
Escola Básica e Secundária do Levante da Maia

🏆 Prémio Jovem Aluna.PT | .PT

4ª Edição

1936
Escola Secundária Quinta do Marquês (Oeiras)

No livro de José Saramago “O ano da morte de Ricardo Reis” 1936 é o ano em que morre o heterónimo de Fernando Pessoa. O livro é estudado no secundário e este grupo de alunos criou uma aplicação sobre o livro ao apresentar dois roteiros aos utilizadores, para que possam conhecer os locais onde se passa a obra.

🏆 1º Prémio | Synopsys

My Pill Dispenser
Escola Secundária Sá da Bandeira em Santarém

Trata-se de um dispensador de comprimidos via wifi, deixando de ser necessário andar com várias caixas de medicação e que permite ao utilizador receber uma notificação no smartphone para tomar os respetivos medicamentos.

🏆 2º Prémio | Fundação Calouste Gulbenkian

I-Dose Pills
Escola Profissional de Fafe

Ajuda a população idosa a gerir os medicamentos a tomar. Uma solução baseada na IoT que mostra ao utente ou ao cuidador se já tomou a medicação, notificando se este processo não estiver a decorrer normalmente.

🏆 3º Prémio | REN

Oh My Tools!
Escola Secundária Domingos Rebelo

App de apoio a um cabo inteligente para todos os utensílios necessários na cozinha, no qual se encaixam diversas peças (espátulas, varas de arames, conchas, etc. )

🏆 Prémio do Público | SAP

Joana Vaz
Escola Secundária Quinta do Marquês

🏆 Prémio Jovem Aluna.pt| DNS.pt

My Pill Dispenser
Escola Secundária Sá da Bandeira em Santarém

Trata-se de um dispensador de comprimidos via wifi, deixando de ser necessário andar com várias caixas de medicação e que permite ao utilizador receber uma notificação no smartphone para tomar os respetivos medicamentos.

🏆 Prémio Tecnológico| Fujitsu

3ª Edição

Pensa Antes de Publicar
Escola Secundária Dr. Ginestal Machado

Pensa Antes de Publicar é o nome da solução que vem fomentar a leitura de livros pelas crianças, ao utilizar a realidade virtual para animar as imagens dos livros e fazer jogos sobre os mesmos conteúdos.

🏆 1º Prémio | Synopsys

Articulândia
Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro

Com o slogan “Articular nunca foi tão espetacular!”, Articulândia permite ter sessões de terapia da fala, a qualquer hora, lugar e ao alcance de qualquer um.

🏆 2º Prémio | Microsoft

Book Trade
Agrupamento de Escolas Serafim Leite

Facilitar a troca de livros entre amigos e pessoas que frequentam bibliotecas, escolas ou universidades com a solução Book Trade.

🏆 3º Prémio | REN

SOSignal
Instituto dos Pupilos do Exército

SOS Signal pretende ser a primeira linha de apoio em caso de emergência. O Manuel, o Guilherme e o Duarte têm o objetivo de juntar num só local a possibilidade de alertar, localizar, identificar ou chamar um dos vários serviços de emergência disponíveis no país para ajudar em situações críticas.

🏆 Prémio Público | SAP

Júlia Pereira, Mónica Marona, Matilde Teixeira

🏆 Prémio Jovens Empreendedoras no Digital | SIEMENS

Pensa Antes de Publicar
Escola Secundária Dr. Ginestal Machado

Pensa Antes de Publicar é o nome da solução que vem fomentar a leitura de livros pelas crianças, ao utilizar a realidade virtual para animar as imagens dos livros e fazer jogos sobre os mesmos conteúdos.

🏆 Prémio Tecnológico | ANPRI

2ª Edição

FQ9
Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro

Desenvolvida a pensar nos alunos do 9º ano a estudar Físico-Química. Apresenta tutoriais explicativos dos conteúdos do programa e a resolução de qualquer parâmetro das fórmulas Estimula assim o interessa e aumenta a motivação dos alunos para aprender os conteúdos desta disciplina.

🏆 1º Prémio | Microsoft

Agro Conta
Agrupamento de Escolas D. Sancho II

Desenvolvida com o objetivo de auxiliar a economia de pequenos agricultores, pois vem registar os gastos realizados nas atividades agrícolas e os proveitos, de forma a verificar a viabilidade da exploração.

🏆 2º Prémio | BLIP

Help People
Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa

É uma aplicação móvel para ajudar as pessoas a ultrapassar as dificuldades associadas a uma vida mais isolada. Reúne contactos de emergência e contactos para fazer tarefas simples do quotidiano como encomendar o pão, chamar um táxi ou pedir os medicamentos à farmácia local.

🏆 3º Prémio | SAP

Cook Wizard
Agrupamento de Escolas de Nelas

Foi a solução escolhida pelo público, que durante uma semana teve oportunidade de votar online na sua proposta favorita. Sagrada vencedora do Prémio Escolha do Público, a Cook Wizard sugere aos seus utilizadores receitas organizadas por tipo de refeição, nível de dificuldade e tempo de execução, considerando ainda os ingredientes que o utilizador tem disponíveis em casa.

🏆 Prémio do Público | ANPRI

Joana Cunha, Laura Carvalho, Micaela Franco

🏆 Prémio Jovens Empreendedoras no Digital | SIEMENS

1ª Edição

+ Especial
Escola Básica e Secundária de Santo António

A app vencedora foi concebida a pensar nas pessoas que têm dificuldade em comunicar, tais como jovens e adultos com autismo, portadores de trissomia 21 ou vítimas de um acidente vascular cerebral. A solução encontrada baseia-se em imagens, organizadas por temas, às quais estas pessoas podem recorrer para se expressar. Além disso, a aplicação inclui ainda um jogo didático, dados sobre os cuidados de saúde de cada utilizar ou contactos de emergência.

🏆 1º Prémio | Blip e Microsoft

SOS Sénior
Escola D. Sancho II de Alijó

Esta aplicação móvel destina-se a pessoas que sofrem de “mobilidade reduzida, isolamento, doenças crónicas e diminuição das capacidades físicas e mentais”. Além de botões que, à distância de um clique, estabelecem ligação com o número de emergência nacional e de alerta para toma de medicação, inclui um teclado de marcação rápida e ferramentas úteis como lanterna, alta-voz, Skype, rádio ou meteorologia.

🏆 2º Prémio e Prémio do Público | Microsoft

O Meu Curso
Escola Seomara da Costa Primo

Tendo em conta que muitos alunos tinham dificuldade em, por exemplo, ‘decorar’ as classificações finais obtidas nos 100 módulos integrados num curso profissional lecionado nesta escola, esta app móvel permite introduzir, entre outros, as várias notas ou as datas dos testes, melhorando a organização.

🏆 3º Prémio | SIEMENS e ANPRI

Transforma TI

6ª EDIÇÃO

Neurozen

É um protótipo para qualquer um que procura ser ouvido. Será possível ter uma conversa de 1 para 1 em tempo real, um espaço para registar pensamentos no diário e mais surpresas.

🏆 Prémio de Mérito | CDI Portugal

Aplicação

4ThePlot

É um protótipo para compra de livros em segunda mão a preços acessíveis para ajudar os leitores a organizarem-se, a facilitar o ato de compra e venda e ainda motivar novos leitores.

🏆 Prémio do Público | Município de Valongo

Aplicação

Afluentes

O protótipo é para qualquer um explorar o mundo social sem sair da zona de conforto, com espaços de conversa por tópicos, salas de apoio emocional e exercícios de relaxamento.

🏆 Prémio Bliss Aplications
🏆 Prémios Transforma TI | Município de Valongo

Aplicação

Safe Bites

Uma ideia de protótipo que oferece soluções para comer fora, em casa ou ajuda no supermercado, atendendo às necessidades de pessoas com alegrias e restrições alimentares.

🏆 Prémios Transforma TI | Município de Valongo

Aplicação

Ageless Buddy

A ideia de protótipo para os idosos estabelecerem novas relações sociais com voluntários, encontrar apoio emocional e participar em atividades que lhes tragam alegria e bem-estar.

🏆 Prémios Transforma TI | Município de Valongo

Aplicação

Rebus

Um protótipo que apresenta os horários e os locais dos vários tipos de transportes no Concelho do Porto em tempo real.

🏆 Prémios Transforma TI | Município de Valongo

Aplicação

5ª EDIÇÃO

Aurora

Aurora é uma aplicação idealizada para profissionais da educação, com foco no aprimoramento do bem-estar e crescimento pessoal. Com recursos envolventes e informativos, esta plataforma visa apoiar o utilizador a enfrentar os desafios como o stress, a ansiedade e a depressão.

🏆 Prémio IBM Consulting
🏆 Prémio Câmara Municipal de Valongo

Aplicação

BabyWatch

Somos a chave para a tranquilidade dos Pais, oferecendo cuidados confiáveis para os seus tesouros mais preciosos. Contamos com uma seleção rigorosa de cuidadores qualificados para garantir que as crianças estejam seguras e protegidas.

🏆 Prémio Câmara Municipal de Valongo

Aplicação

My Home Pharmacy

A aplicação My Home Pharmacy foi desenvolvida para ajudar o Planeta numa tentativa de redução de desperdício de medicamentos bem como ajudar a economia das famílias, evitando a compra de medicação desnecessária e o controlo dos prazos de validade.

🏆 Prémio de Mérito CDI Portugal

Aplicação

OMMO

Aplicação para promover e divulgar o maravilhoso mundo do artesanato.

🏆 Prémio Câmara Municipal de Valongo

Aplicação

Top Beauty

O Top Beauty resolve a dificuldade de buscas digitais por especialistas tendo como objetivo facilitar a busca por serviços, endereço ou calendário.

Aplicação

Rent Now

A RentNow é uma aplicação de aluguer de veículos que oferece uma frota exclusiva, esta é composta por vários tipos de veículos, e também em especialmente composta por veículos adaptados para atender às necessidades de todos os tipos de mobilidade reduzida.

🏆 Prémio do Público

Aplicação

4ª Edição

Aprender em Companhia

“A “Aprender em Companhia” é uma aplicação criada para ajudar no estudo dos alunos. A mesma disponibiliza quizzes divididos por ano de escolaridade e tema, onde podem testar os conhecimentos aprendidos na escola. tem uma área onde é possível criar os seus próprios quizzes para desafiar os colegas, ou para os pais ajudarem os filhos a estudar. “Aprender em companhia” é multiplicar conhecimento”

Aplicação

Fenix

Numa sociedade em que as pessoas cada vez mais têm um estilo de vida orientado ao consumo excessivo de bens e serviços, a Fénix foi criada para facilitar a troca de bens, dando-lhes uma nova vida promovendo a economia circular.

Aplicação

Encontrapata

O telemóvel é uma ferramenta do quotidiano e uma simples notificação no ecrã pode fazer a diferença. Se encontrou um animal abandonado ou perdeu o seu animal, através da aplicação Encontrapata poderá criar o perfil do animal e partilhar rapidamente junto da comunidade.

Aplicação

Manual Digital

No conveniente formato digital, cabendo no bolso, esta app pretende ajudar quem quer aprender o código da estrada. À distância de um clique podes testar o teu conhecimento e estar sempre atualizado com as alterações.

Aplicação

New Hikes

Uma app para todos os amantes de natureza e caminhadas que garante um maior acesso a locais de lazer, facilitando a identificação dos trilhos de Portugal. Com hábitos mais saudáveis, será possível que as pessoas ganhem interesse e gosto pelo ar livre, levando também a um maior respeito pela natureza e pelos nossos espaços.

Aplicação

Green Trash

A minha ideia consiste numa aplicação onde podemos disponibilizar artigos que já não queiramos mais, com o intuito de reduzir a necessidade de produção em grande escala, tornar o mundo mais sustentável e, também, erradicar a pobreza. Assim, podemos encontrar artigos funcionais gratuitamente como por exemplo um frigorifico, um computador…O público-alvo será qualquer um de nós, famílias com baixa renda, projetistas, técnicos vários… É uma aplicação muito intuitiva onde é deixada a foto e a localização dos artigos disponíveis, podendo os interessados recolhê-los.

Aplicação

3ª Edição

Lembrete Dia-a-Dia

É uma solução para lembrar os utilizadores de coisas a fazer nos próximos dias e para pessoas esquecidas. Lembra de pagamentos, listas de supermercado, consultas do médico, entre outros.

Aplicação

Mecatronic Helper

É uma solução para pessoas que precisam urgentemente de material de mecatrónica e não sabem onde encontrar. Faz o mapeamento do material mais barato e que está disponível mais rápido.

Aplicação

Falar com as mãos

A aplicação tem um jogo para aprender gestos, oportunidade de encontrar ou registar intérpretes, tem um dicionário de Língua Gestual Portuguesa (LGP), frases traduzidas para LGP e chat para a comunidade comunicar.

Aplicação

Green

Esta solução mostra vários pontos onde os utilizadores podem colocar o lixo, marcarem com empresas especializadas para levantarem o lixo às habitações mediante um custo e, por fim, ainda têm acesso a dicas de DIY do que fazer com materiais recicláveis.

Aplicação

My Carwash

É uma solução que faz a gestão dos estabelecimentos que limpam veículos, mostrando a sua qualidade, o seu preço e as informações do estabelecimento.

Aplicação

Be Free

É uma solução que reúne informação sobre desportos radicais e locais para a sua prática. Permite também o contacto com outros utilizadores para a prática de atividades radicais sempre com companhia.

Aplicação

2ª Edição

#CiberAmigo

Esta app pretende dar resposta aos problemas adjacentes à ciberagressão, dando a oportunidade de integrar o tema no currículo escolar, constituindo os professores e psicólogos agentes importantes neste combate e fornecer informação aos adolescentes acerca do tema e das usas dinâmicas, desconstruindo ciber(mitos) e a possibilidade dos adolescentes que sejam/tenham sido vítimas, agressores e observadores pedirem ajuda/denunciar, garantindo-lhes uma resposta adequada/efetiva.

Baby Upload

No desenvolvimento da tese de mestrado a Helena viu uma necessidade de partilha e entreajuda entre pares na vivência da gravidez e, ao mesmo tempo, a escassez de informação fidedigna e de confiança quando se recorre a espaços de partilha na internet. Face ao problema identificado, nasceu a Baby Upload. Assim, os utilizadores poderão sentir-se seguros no espaço em que se encontram, partilhando vivências com os pares.

O Ninho

Anualmente, em Portugal são abandonados 10 mil animais, que acabam por se multiplicar para os 50 mil, que são recolhidos por associações todos os anos. Com a solução O Ninho qualquer utilizador pode sinalizar um animal e acionar um sistema de comunicação imediato com as FATs e FADs registadas na aplicação, agilizando assim o processo de recolha do animal da rua.

Mini-Trocas

A Aplicação possibilitará os utilizadores efetuarem trocas de artigos de criança usados, sem que seja necessário o uso de dinheiro. Além disto, ao possibilitar as trocas, os artigos voltarão a ter um novo uso, rumo à preservação do meio ambiente e à reutilização e não-desperdício. Todas as pessoas que possuam artigos de crianças que não lhe dêem uso e com interesse em realizar trocas podem usufruir desta aplicação.

My Gallery

De uma forma geral, os artistas sentem falta de visibilidade das suas obras, o que impossibilita a sua venda e rentabilização do seu trabalho. A My Gallery constitui-se uma galeria de Artes Visuais, virtual com a exposição gratuita das obras, sendo desnecessário o aluguer do espaço expositivo físico. Coloca em contacto direto artistas e eventuais compradores, facilitando o processo de aquisição de Obras de Arte.

We Study

A app We Study foi criada com o objetivo de diminuir o insucesso escolar, aliada ao poder da tecnologia com o ensino virtual. Permite corresponder às necessidades do aluno e do explicador, através de um maior apoio nos estudos e estimulação dos alunos, assim como um acesso fácil e rápido na interação entre ambos.

1ª Edição

All for Pet

Uma app para que o utilizador divulgue o seu animal perdido ou que dê nota de outros animais perdidos que encontrou. Desta forma, com a identificação do nome, raça, idade, peso, cor, presença/ausência de chip e traços característicos do animal, será mais fácil a ligação entre o animal perdido e os respetivos donos.

Portal do Cidadão

Uma app que promove a intervenção cívica para que todos reportem problemáticas emergentes no concelho de Valongo. Qualquer cidadão poderá fazer o upload de uma fotografia, associar uma descrição e localização, enviando-a diretamente para as entidades municipais responsáveis pela sua resolução.

Radio Zona Z

Uma plataforma única e gratuita de conteúdos comunitários – podcasts de músicas, entretenimento e informação – sempre actualizada e com vários temas que vão desde a comédia, ao desporto, à música.

Indicat

Uma app que permite consultar os menus dos restaurantes com a possibilidade de acesso rápido à ementa através da localização ou código QR de um restaurante. A aplicação é de fácil compreensão e visualmente simples. Os gerentes conseguem manter os seus menus e o upload do ficheiro pode ser feito via app ou website.