Foi assim que desafiámos estes 16 jovens que prontamente agarraram o momento de darem a sua voz aos vídeos da plataforma e-learning Recode.
Esta plataforma digital de cursos com certificação de grandes empresas como a Microsoft e PMI – Educational Foundation tem também, agora, os vídeos adaptados a Portugal. A todos os Fellows do Apps for Good, ao Centro de Cidadania Digital de Valongo (Switch to Innovation) e a todas as Mulheres da Girl Move, o nosso obrigado!
Vamos conhecê-los?
Girl Mover
Moçambique
É de Moçambique (Maputo), tem 22 anos e é licenciada em Geografia. A Ângela é uma sonhadora e gosta muito de aprender. É também uma Girl Mover – “(…) tem sido uma casa maravilhosa, temos aprendido a ser unidas, temos aprendido a trilhar os nossos caminhos e está a ser uma experiência muito boa.”
Fellow
Apps for Good
É de Lisboa, tem 20 anos e é estudante universitária no Instituto Superior Técnico em Engenharia do Ambiente. Pratica patinagem artística desde os seus 5 anos. Participou na 4ª Edição do Apps for Good Portugal, em conjunto com a Joana Vaz, onde criaram a solução «1936» que evoluiu para o nome «Book Routes» – solução que ganhou o 1º Prémio na competição nacional. Esteve também em Londres no Apps for Good Internacional a apresentar a sua app. Desde então que é Fellow do programa e participa ativamente com o CDI Portugal.
Centro de Cidadania
Digital de Valongo
É do Porto – natural de Alfena do concelho de Valongo – tem 27 anos e é Técnico Cad/Cam de profissão. Seguiu esta área depois da sua formação como Técnico de Maquinação e Programação – curso profissional de equivalência ao 12º ano. Participou na 2ª Edição do Transforma TI – em conjunto com a namorada Vanessa Amaral para terem uma formação juntos – e criaram a solução Mini-Trocas que foi premiada.
Girl Mover
Moçambique
É de Moçambique, tem 22 anos e é licenciada em Oceonografia pela Universidade Eduardo Mondlane. É apaixonada pelos oceanos e, como tal, o seu objetivo é reduzir a poluição marinha, em particular, a poluição por plástico. Não se cansa de aprender coisas novas e estar no programa CHANGE da Girl Mover Academy – programa de liderança, empreendedorismo social e emancipação da mulher – tem ajudado muito a conhecer o seu potencial e o seu plano de carreira.
Fellow
Apps for Good
É de Lisboa, tem 20 anos e é estudante universitária no Instituto Superior Técnico em Engenharia e Gestão Industrial. Em conjunto com a Carolina Castro, criou a solução «1936» ou «Book Routes» na 4ª Edição do Apps for Good Portugal – solução vencedora do 1º Prémio. Esteve em Londres a apresentar a «Book Routes». É Fellow do Apps for Good e tem colaborado ativamente com o CDI Portugal.
Girl Mover
Moçambique
É de Moçambique (Maputo), tem 24 anos e é Socióloga. É apaixonada pelas Ciências Sociais e tem vários sonhos: contribuir significativamente como pesquisadora social, tornar-se uma mulher de referência nesta área e colaborar na luta pela inclusão das pessoas com deficiência auditiva no mercado de trabalho. É uma Girl Mover.
Fellow
Apps for Good
“Crescido no coração do Dão e vivido na cidade de Coimbra”, tem 20 anos e é estudante universitário de Medicina em Coimbra. Gosta de acreditar que tem quase tantas qualidades como defeitos, tenta fazer de tudo um pouco e, principalmente, se estiver fora da sua zona de conforto a sua pergunta preferida é «Como posso ajudar?». Participou na 2ª Edição do Apps for Good Portugal (2015/2016) onde criou em equipa a solução Cook Wizard – solução vencedora do Prémio do Público e do 1º Prémio da 1ª Edição do App Start Up. É Fellow do Apps for Good.
Girl Mover
Moçambique
É de Moçambique, tem 22 anos e é formada em Ensino de Biologia com habilitações em Gestão de Laboratórios. Acredita que o desporto pode promover autonomia, comunicação e espírito de liderança entre os participantes. É por isso que é treinadora de Rugby de jovens raparigas que vivem em zonas recônditas. Fundou a associação «Girl’s in Fire» para o empoderamento económico de jovens raparigas através de trabalhos de artesanato e é Girl Mover.
Centro de Cidadania
Digital de Valongo
É de Valongo, tem 31 anos, e é uma escritora indie que luta para publicar os seus livros. Todos os seus livros estão escritos em português mas está a traduzi-los para inglês, para começar o seu caminho da auto-publicação. Enquanto não se torna uma autora best-seller, acompanhem as suas leituras e conheçam os seus gatos no Instagram – Books by Nadia. Participou na 2ª Edição do Transforma TI onde criou a solução «O Ninho» – uma das vencedoras! – na conversa Storytelling e, atualmente, está a participar no You To Innovation no âmbito do Switch to Innovation (Centro de Cidadania Digital de Valongo).
Fellow
Apps for Good
É de Lisboa, tem 18 anos e é estudante universitário na FCT em Engenharia Informática. Foi aluno do Instituto dos Pupilos do Exército, onde frequentou o curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Gosta muito de programação. Participou na 5ª Edição do Apps for Good onde, em equipa, criou a solução «Color You» – vencedora do 1º Prémio da Linha do Secundário.
É Fellow do Apps for Good.
Fellow
Apps for Good
É da Maia, tem 16 anos e está no 10.º ano de Ciências Socioeconómicas. Tem o «bichinho» da música no seu corpo e há 9 anos que é saxofonista. Sempre que tem tempo, gosta de ler, escrever, estar com os amigos e, claro, ouvir muita música. Ainda não sabe o que fazer profissionalmente, mas procura construir uma sólida carreira no mundo dos negócios – ou tecnologia, ou artes ou aviação. “Experience of a lifetime” foi a sua participação na 5ª Edição do Apps for Good onde, em equipa, criou a solução «Only Heal» – vencedora do 3º Prémio na Linha do Básico. “Tão memorável que orientou profundamente o que eu procuro do futuro. See you there!”.
É Fellow do Apps for Good.
Fellow
Apps for Good
Nascido e criado em Nelas – Viseu, tem 20 anos e é estudante universitário na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em Engenharia Química. É no Porto onde passa agora a maior parte do seu tempo, onde tenta participar no maior número de atividades que assim o tempo lhe permite. Considera-se criativo e dinâmico e “ver crescer algo em que trabalho é das coisas que mais orgulho me traz”. No entanto, diz ser de ideias muito fixas, o que faz ser muito teimoso. Participou na 2ª Edição do Apps for Good Portugal (2015/2016) onde, em equipa, criou a solução Cook Wizard – solução vencedora do Prémio do Público e do 1º Prémio da 1ª Edição do App Start Up. É Fellow do Apps for Good.
Centro de Cidadania
Digital de Valongo
É do Porto, tem 34 anos, e tirou o Curso Geral Bancário que equivale ao 12.º ano. É comunicativa, gosta muito de estar com os seus amigos, não dispensa uma boa série e deixa-se acompanhar pela música, sem rejeitar um chocolate. Já trabalhou na área da banca e dos seguros e, agora, tem o seu próprio negócio e faz voluntariado. Está a participar no projeto @tualiza-te do Switch to Innovation (Centro de Cidadania Digital de Valongo).
Centro de Cidadania
Digital de Valongo
É de Ermesinde e tem 34 anos. Os amigos chamam-na de Marlene, que é o seu primeiro nome, mas acaba por preferir Sofia. Muito comunicativa e divertida, ocupa-se com música, cinema e desporto. Está sempre preparada para receber novos desafios, “por isso participei com a minha voz nesta pequena aventura do CDI”. Já fez a formação em Marketing Digital do projeto @tualiza-te do Switch to Innovation (Centro de Cidadania Digital de Valongo).
Centro de Cidadania
Digital de Valongo
É de Ermesinde – Valongo, tem 30 anos e é Técnico de Qualidade desde 2015. Atualmente, fez uma pausa na sua profissão para se dedicar inteiramente ao curso de Engenharia e Gestão Industrial no ISEP. Gosta muito de cinema e de ler, sobretudo, tudo o que diga respeito a Gestão e Desenvolvimento Pessoal. E é um apaixonado pelo desporto – anda de skate com a irmã mais nova – e pelo mar – a fazer surf!. Participou na 2ª Edição do Transforma TI.
Girl Mover
Moçambique
É de Moçambique, tem 22 anos e é licenciada em Desenvolvimento e Educação de Infância pela Universidade Eduardo Mondlane. E tem um sonho: criar uma rede nacional de centros infantis comunitários em Moçambique, com o objetivo de todas as crianças terem as mesmas oportunidades de acesso a instituições de ensino pré-escolar. As suas melhores lições de vida resultam da combinação e convívio entre a ingenuidade das crianças e a força das mulheres. É uma Girl Mover e quer impulsionar as suas habilidades como mulher e líder e construir uma carreira de impacto nacional e global.