Os projetos do CCD de Valongo

2021

You to Innovation (fevereiro 2021 – março 2021): O You to Innovation tem como objetivo a utilização da influência digital pelos jovens para transformar e impactar positivamente a comunidade, ao mesmo tempo que abrem novas perspectivas de empregabilidade como videomakers, através da exploração de plataformas digitais como o Youtube e o Instagram. A presente atividade iniciou em formato online, com recurso à plataforma microsoft teams, sendo que em abril as sessões passaram para formato presencial no Centro de Cidadania Digital de Valongo.

Projetos Educativos com o App Inventor (março 2021 – abril 2021): Formação de professores para a capacitação de professores em App Inventor- uma ferramenta multifacetada que permite o ensino de conceitos básicos de programação e o desenvolvimento de aplicações móveis de uma forma simples. Esta ação de formação tem como objetivos capacitar os professores para que possam utilizar esta ferramenta educativa com os seus alunos em contexto de projeto. Para esta ação de formação foram criadas 3 turmas e as sessões foram realizadas em formato online, com recurso às plataformaszoom e Microsoft Team.

Modelação e Impressão 3D janeiro 2021 – março 2021: Formação de caráter introdutório, para a utilização de várias ferramentas e técnicas de modelação 3D, com o objetivo de criarem modelos 3D simples em diferentes aplicações; e conhecer a aplicabilidade da modelação e impressão 3D em projetos pedagógicos; As sessões da formação foram realizadas em formato online, com recurso à plataforma Google meet, Moodle e Youtube.

Projetos Colaborativos com as TIC janeiro 2021 – março 2021: Formação de professores para a capacitação em diferentes ferramentas tecnológicas para integrarem as TIC nas suas práticas educativas, com os objetivos de promover a utilização de metodologias ativas e participativas no processo de ensino e aprendizagem; partilhar experiências/recursos/saberes no seio da comunidade educativa; promover a produção, utilização e avaliação de recursos educativos digitais potenciadores da construção do conhecimento; e de desenvolver projetos/atividades que potenciem a utilização das TIC e dos robots em contextos inter transdisciplinares; As sessões da formação foram realizadas em formato online, com recurso à plataforma Google meet e Moodle.

Workshop | Campo de Férias – Tok’A mexer julho 2021 – agosto 2021: Em colaboração com a Câmara Municipal de Valongo, durante os meses de julho e agosto foram dinamizados 7 workshops com crianças e jovens do Campo de Férias- TOK’A MEXER. As atividades realizadas permitem a exploração de ferramentas e equipamentos digitais, de forma lúdica e divertida, permitindo às crianças a interação e experimentação. Para a dinamização destes workshops contamos com vários colaboradores entre os quais a agência de desportos eletrónicos portuguesa The Agency Clan; a presença de uma aluna do Agrupamentode Escolas de Ermesinde e 4 participantes de projetos desenvolvidos no CCDV– Transforma TI 2ª e 3ªEdição e You to Innovation 1ªEdição.

Workshop | Kotlin Multiplataforma e o Futuro no Mobile (junho 2021): Atividade realizada em colaboração com a Bliss Applications que abordou os seguintes temas:
• O presente e o futuro das plataformas móveis transversais;
• O conceito da Kotlin (KMM)e as suas especificidades;
• Como trabalhar num projeto KMM.
A sessão foi dinamizada online, com recurso à plataforma streamyard e transmitida em direto para o Youtube e facebook do CDI Portugal.

Workshop | Net Viva & Segura (junho 2021 ): Em conjunto com a Deco Jovem, a atividade teve como objetivo promover a literacia para os media digitais e incentivar os jovens com idade escolar a aceder à internet de forma segura, promovendo experiências online ativas mais esclarecidas e conscientes. As sessões decorreram online, através da plataforma zoom e Hopin, e foram abordados os seguintes temas: segurança, privacidade e respeito.

Workshop | À Conversa com Paulo Rocha (fevereiro 2021 ): Atividade realizada em colaboração com o empresário e Youtuber do concelho de Valongo Paulo Rocha. A conversa teve como objetivo a partilha da sua experiência de trabalho enquanto youtuber, abordando quais os pilares essenciais para singrar nesta área, assim como a evolução em Portugal da Rede Social- Youtube. Esta atividade permitiu também a partilha e divulgação do novo projeto do Centro de Cidadania Digital de Valongo– You to Innovation. Aconversa foi realizada no formato online, com recurso à plataforma zoom e transmitida em direto para o Youtube e facebook do CDI Portugal.

Workshop | Literacia Digital – Sessões Presenciais (abril 2021 – maio 2021 ): A atividade Literacia Digital é um ciclo de Workshops com vários temas de introdução às tecnologias, com o objetivo de diversificar o conhecimento das pessoas nestas áreas, capacitando-as para a utilização de plataformas online e serviços públicos. As sessões da presente atividade foram realizadas no formato presencial, no Centro Social e Paroquial de Alfena.

Workshop | Literacia Digital – Sessões Online (fevereiro 2021 – março 2021 ): A atividade Literacia Digital é um ciclo de Workshops com vários temas de introdução às tecnologias, com o objetivo de diversificar o conhecimento das pessoas nestas áreas, capacitando-as para a utilização de plataformas online e serviços públicos. As sessões da presente atividade foram realizadas em formato online, com recurso à plataforma zoom.

Workshop | Capacitação para Procura de Emprego SIGRHE (fevereiro 2021 – março 2021 ): Dinamizada pela equipa do CDLS 4G Valer (Centro Social de Ermesinde), foram realizadas no Centro de Cidadania Digital de Valongo sessões de capacitação para a procura de emprego, com o objetivo autonomizar os participantes na realização de uma candidatura a um concurso público, com enfoque, à exploração do site “Bolsa de Emprego Público”, bemcomo àinscrição individualna plataforma SIGRHE, obrigatória na realização deste tipo de procedimento concursal.

2020

Workshop | Net Viva & Segura (dezembro 2020): A atividade teve como objetivo promover a literacia para os media digitais e incentivar os jovens com idade escolar a aceder à internet de forma segura, promovendo experiências online ativas mais esclarecidas e conscientes. As sessões decorreram online, através da plataforma zoom e hopin, e foram abordados os seguintes temas: segurança, privacidade e respeito.

Workshop | AltSpace VR (outubro 2020 ): Workshop dinamizado na Semana Europeia da Democracia Local em Valongo. Abordou as melhores práticas para a criação de um evento online em AltSpace – Realidade Virtual o ambiente do evento, a configuração e a estrutura do evento, a integração de vídeos, apresentações e outros recursos multimédia. Abordou igualmente a dinâmica da aplicação AltSpaceVR, a interação entre os utilizadores durante os eventos e a ética em eventos online. Este workshop foi dinamizado online, com recurso à plataforma zoom e transmitido em direto para o Youtube do CDI Portugal.

CDI Comunidade | Rio Ferreira (outubro a dezembro 2020): A criação de um E-Book interativo sobre o Rio Ferreira, a Ponte Ferreira e a Batalha de Ponte Ferreira– que estiveram na origem do surgimento do concelho de Valongo para sensibilizar a população para a história e a importância deste recurso e, consequentemente, promover a mudança de hábitos.

Laboratório Digital (agosto 2020): Em colaboração com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Valongo e a Associação Ermesinde Cidade Aberta, o Centro de Cidadania Digital de Valongo desenvolveu uma formação de curta duração para jovens com dificuldades no ensino à distância.

Encontro Regional de Valongo | 6ª Edição Apps for Good (julho 2020): Valongo recebeu pela terceira vez o Encontro Regional da 6ª Edição do Apps for Good, este ano realizado em formato híbrido: com a construção de um cenário virtual no Fórum Cultural de Ermesinde e com professores, alunos e júri online pela plataforma Hopin.

Webinar: Usar as tecnologias nos laboratórios de aprendizagem: Experiências e boas práticas (julho 2020): De forma a despertar o interesse e a motivação dos professores para adoção de práticas pedagógicas diferenciadas e motivadoras com recurso à tecnologia, foi desenvolvida uma ação de curta duração dividida em duas sessões, em formato Webinar.

CDI Comunidade Radio Zona Z (abril – junho 2020): Uma das equipas da 1ª Edição do Transforma TI participou neste projeto com a construção de um site para a Rádio Comunitária, a Rádio Zona Z. Todas as sessões foram realizadas em formato online com a colaboração de um formador especializado em Wordpress.

2ª Edição Transforma TI (janeiro – julho 2020): O Transforma TI é uma aceleradora que transforma ideias com um fim social apresentadas pelos jovens do concelho de Valongo, em soluções tecnológicas. O produto final ajudará a resolver questões do dia a dia ou irá promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Internet no dia a dia (janeiro – maio 2020): Atividade desenvolvida para potenciar a utilização de ferramentas básicas da internet. Durante o período de confinamento, esta atividade foi adaptada para o formato online e revelou-se essencial para serem transmitidos conhecimentos quanto a serviços ou bens que esta população poderia adquirir online.

CDI Comunidade Empregabilidade (janeiro – março 2020): O CDI Comunidade Empregabilidade teve como objetivo apoiar adultos em idade ativa a criarem uma rede de contactos, a desenvolverem um currículo criativo e a melhorarem a sua comunicação, de forma a acompanharem a evolução do mercado de procura de emprego.

Hackear o Futuro (janeiro – fevereiro 2020): Curso presencial com recurso à Plataforma digital RECODE. O objetivo deste curso é mapear as forças do indivíduo, conectar essas forças a competências profissionais, focar no mundo do trabalho e apresentar tendências de mercado com dicas e atividades práticas sobre a procura de oportunidades, currículo e processo seletivo.

Comunidade Sénior (dezembro 2019 – dezembro 2020): Um dos objetivos da concretização do CDI Comunidade Sénior é disponibilizar a esta população do concelho de Valongo uma oportunidade de aprendizagem, de promover novas aptidões e para atenuar a solidão e o isolamento social.

Literacia Digital (dezembro 2019 a fevereiro 2020): Atividade dinamizada em conjunto com o IEFP de Valongo com o objetivo de desenvolver competências digitais básicas.

2019

Sessões Divulgação (outubro – dezembro 2019): As Sessões de Divulgação no IEFP de Valongo serviram para promover, divulgar e incentivar a participação dos jovens e adultos nas atividades do Centro de Cidadania Digital de Valongo.

Campo de Férias TOK’A MEXER (junho – agosto 2019): Em colaboração com a Câmara Municipal de Valongo, foram dinamizadas 10 sessões sobre TIC, Cidadania e Comunicar em Segurança, estimulando a resolução de problemas e trabalho em equipa nos mais jovens. Algumas destas sessões foram dinamizadas por elementos do CDI Comunidade Adultos.

Workshop Robótica (junho – agosto 2019): Grupo de jovens aplicou os primeiros conceitos de eletrónica, robótica e programação, ao montar circuitos eletrónicos, ao programar microcontroladores e ao explorar sensores, desenvolvendo também competências pessoais.

Transforma TI 1ª Edição (abril – junho 2019): A primeira aceleradora de Valongo, promovida pela Câmara Municipal Valongo, especifica para residentes ou alunos do concelho, que tenham ideias que melhorem a vida das pessoas e que queiram criar soluções tecnológicas em três meses.

RECODE – plataforma digital e-learning e b-learning (março -junho 2019): Projeto piloto que disponibilizou três cursos online – (1) Gestão de Projeto e Aplicações de Impacto, (2) Introdução ao Mundo Digital e (3) Hackear o Futuro – à comunidade de Valongo.

NetTalks – Deco (fevereiro 2019): NETalk – Net Viva e Segura: Navega em boas Marés! – foi este o mote da conferência organizada pela DECO Jovem e Google Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Valongo e o CCDValongo no Fórum Cultural de Ermesinde. O auditório esteve repleto de jovens a refletirem e partilharem experiências sobre os temas do mundo digital.

Consumer Talks – Brain Ideas – DECO (fevereiro 2019): Foi dinamizada uma sessão de sensibilização entre os jovens para o uso da internet na Escola Secundária de Alfena, em colaboração com a DECO e integrada na semana da Segurança e Privacidade Online.

2018

Formação Formadores CDI (dezembro 2018): Formação de Formadores da metodologia do CDI – metodologia de Paulo Freire, onde as pessoas apropriam-se da tecnologia e usam-na para resolverem problemas da comunidade em que vivem – a dois elementos que participaram no CDI Comunidade Empregabilidade e Jovens Empreendedores.

CDI Comunidade Adultos 2ª Edição (novembro 2018 – julho 2019): O grupo de adultos continuou a sua campanha de sensibilização para a manutenção da limpeza dos espaços públicos, desta vez, juntos dos mais jovens em contexto escolar.

CDI Comunidade Sénior 2ª Edição (novembro 2018 – maio 2019): Considerando o entusiamo do grupo pelo tema e pertinência do projeto, decidiram continuar o trabalho relativo à dinamização do Mercado Municipal de Ermesinde através do website criado.

CDI Comunidade Jovens 2ª Edição (novembro 2018 – abril 2019): O grupo de jovens continuou com o projeto iniciado na 1ª Edição, mobilizando um conjunto de outros jovens NEET para a construção do site que interligaria os jovens às várias entidades e empresas do concelho, para uma partilha de experiência e apoio vocacional.

Workshop Marketing Digital (outubro 2018): Aberto a toda a comunidade, este workshop permitiu compreender o impacto da internet no marketing, conhecer os principais conceitos e ferramentas e selecionar as redes sociais online mais adequadas para promover negócios próprios.

CDI Comunidade Adultos (agosto – outubro 2018): 2ª edição do CDI Comunidade Adultos cujo foco é adquirir competências que ajudem na criação do próprio emprego.

App in a Day (julho – setembro 2018): Quatro jovens foram encaminhados pela CPCJ de Valongo durante o período de férias escolares para criarem um protótipo de uma app. Estimularam o trabalho em equipa, a resolução de problemas e as competências de comunicação.

CDI Comunidade Jovem (junho 2018): Em parceria com o IEFP, um grupo de jovens colocou as suas competências ao serviço da comunidade, ficando na linha da frente de uma iniciativa para os jovens NEET portugueses, na criação de um site que interliga estes jovens e entidades empresariais.

Formação para Técnicos – Comunicar em Segurança (junho 2018): Foi realizada uma sessão de formação para técnicos das entidades do concelho para dinamizarem sessões do programa Comunicar em Segurança nas entidades em que trabalham.

Comunicar em Segurança – Fundação ALTICE (maio – junho 2018): Programa de voluntariado para a comunidade educativa para sensibilizar a utilização correta e segura das Tecnologias de Informação e Comunicação. Realizado com alunos do 8º ano da Escola Básica de Fijós e duas turmas da comunidade de inserção da ADICE.

Workshop IRS e Portal das Finanças (maio 2018): Workshop dinamizado pelos alunos da turma de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos com a economista Conceição Cartageno, com o objetivo de informar e esclarecer os processos de submissão online do IRS e o uso do Portal das Finanças.

CDI Comunidade Empregabilidade (abril 2018): Um grupo de adultos em situação de desemprego decidiu tornar-se autónomo na procura ativa de emprego ao criar currículos criativos, pitch pessoal, cartão de visita digital e perfil no LinkedIn.

CDI Comunidade Senior 1ª Edição (março-setembro 2018): Através de uma campanha de sensibilização, em conjunto com os serviços municipais, os donos de animais domésticos tiveram acesso a um mapa interativo para monitorizar o estado de limpeza das ruas, com o objetivo de melhorar a higienização da via pública e prevenir doenças.

CDI Comunidade Sénior 1ª Edição (março – agosto 2018): Um grupo de seniores decidiu revitalizar o Mercado Municipal de Ermesinde. Criarem um site de divulgação do Mercado e cartazes para a sua divulgação junto da população, melhorando assim a qualidade de vida dos comerciantes e munícipes.

Inauguração Centro Cidadania Digital Valongo (abril 2018): Inaugurado oficialmente em abril 2018, com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.As 80 pessoas presentes desenvolveram atividades relacionadas com o concelho de Valongo e ainda conheceram algumas soluções das equipas de alunos do Apps for Good.